O valor de mercado da marca Flamengo em 2011 chegou a R$ 689,5 milhões,
tornando-se a segunda mais valiosa do futebol brasileiro, ultrapassando
a marca do São Paulo, avaliada em R$ 664,2 milhões por um estudo
publicado nesta terça-feira pela empresa BDO RCS Auditores Independentes
e que aufere o valor das marcas dos 12 principais clubes do futebol
brasileiro.
A marca Corinthians segue em primeiro lugar, valendo R$ 867 milhões. A
ordem completa do ranking é: Corinthians, Flamengo, São Paulo,
Palmeiras, Internacional, Santos, Grêmio, Vasco da Gama, Cruzeiro,
Atlético-MG, Fluminense e Botafogo.
O RANKING DAS MARCAS
Clube | Valor da marca (em milhões de R$) |
Corinthians | 867 |
Flamengo | 689,5 |
São Paulo | 664,2 |
Palmeiras | 452,9 |
Internacional-RS | 277,9 |
Santos | 227,9 |
Grêmio | 224,6 |
Vasco | 162,4 |
Cruzeiro | 151,3 |
Atlético-MG | 150,5 |
Fluminense | 135,7 |
Botafogo | 90,7 |
- Fonte: BDO RCS
O valor medido para a marca Flamengo representa uma evolução de 10% em
relação ao ranking de 2010 e 114% em comparação com o de 2004. Segundo o
estudo, o rubronegro da Gávea possui uma marca diferenciada no mercado
brasileiro graças ao tamanho de sua torcida, tanto no estado do Rio de
Janeiro quanto no resto Brasil. O Flamengo tem a maior torcida do país
em todas as classes sociais, embora diminua sua participação entre os
mais ricos e aumente entre os mais pobres. "A sua marca é líder também
entre os jovens, e lidera de forma incontestável a preferência dos
torcedores do Rio de Janeiro", aponta o estudo. Outro ponto forte da sua
marca é a grande participação em todos os estados do Brasil.
Entre as receitas que mais contribuíram para o crescimento do valor da
marca do clube se destaca a receita com marketing, que atingiu R$ 44,2
milhões em 2010, evolução de 191% em comparação com 2009 e 163% em
relação a 2004, e bilheteria dos jogos do clube, que produziram R$ 17,3
milhões em 2010, crescimento de 278% nos últimos sete anos.
Já a marca Corinthians, a mais valiosa do país, tem valor de mercado de
R$ 867 milhões. O valor é 16% superior ao auferido em 2010 e 203% maior
que o de 2004.
De acordo com o estudo, o crescimento deste ano do time do Parque São
Jorge foi resultado direto da evolução de suas receitas de marketing,
cotas de TV e clube social. O clube é líder absoluto da preferência dos
torcedores no estado de São Paulo, e é vice-líder na preferência
nacional entre os times brasileiros. Além disso, permanece como a maior
torcida da região Sudeste.
O clube apresenta concentração entre os torcedores jovens e crescimento
nas camadas de maior poder aquisitivo, embora sua maior força esteja
entre os torcedores com renda familiar mensal de cinco a dez salários
mínimos. Outro aspecto importante para a marca do clube é a grande
quantidade de jogos transmitidos na TV, o que gera fortalecimento de sua
base de torcedores e desperta o interesse de empresas patrocinadoras.
ENTENDA O ESTUDO
A auditoria responsável pela análise levou em conta 18 diferentes variáveis, entre dados financeiros históricos dos clubes, informações publicadas em pesquisas com os torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo dos torcedores e dados sociais e econômicos do mercado em que atuam os clubes analisados. |
- Fonte: BDO RCS
Entre as receitas que mais contribuíram para o crescimento do valor da
marca do clube se destaca a receita com patrocínio, que superou R$ 47,3
milhões em 2010, uma evolução de 270% em relação a 2004, e a bilheteria
dos jogos do clube, que produziram R$ 29,4 milhões em 2010, crescimento
de 473% nos últimos sete anos. Além disso, o clube no último exercício
apresentou receitas com cotas de TV de R$ 54,9 milhões, evolução de 244%
em relação a 2004.
Já o São Paulo, que caiu uma posição no ranking desta edição do estudo,
teve sua marca avaliada em R$ 664,2 milhões, valor 1% superior a 2010 e
95% maior que a de 2004, quando liderou o ranking. "O Tricolor do
Morumbi, mesmo tendo uma torcida inferior a Flamengo e Corinthians,
conseguiu desenvolver sua marca, e sempre figurar entre as mais valiosas
do Brasil", aponta a análise.
do Brasil", aponta a análise.
O Palmeiras permaneceu consolidado no quarto lugar, com valor de R$
452,9 milhões, evolução de 2% em relação a 2010 e 117% em comparação com
2004. O time do Parque Antártica ampliou suas receitas, especialmente
com marketing, cotas de TV e bilheteria. Além disso, possui uma base de
torcedores extremamente valiosa para os negócios do clube, mas, segundo
as pesquisas com o torcedor, perdeu participação da década de 90 para
os dias atuais.
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